O cálculo é uma soma simples de “pontuação na chamada”. A pontuação é feita chamada a chamada, ou seja, o score se refere àquela chamada em questão.
Alguns pontos da conversa entre o lead e o vendedor são mais importantes e indicam maior propensão à compra. Demonstrar interesse em visita, por exemplo, demonstra que o lead está mais preparado para a compra do que simplesmente perguntar de preço. Desta forma, cada critério de pontuação do score possui um “peso”, conforme listado no item anterior.
Dentro de uma mesma ligação, conforme os critérios do score forem sendo atendidos, vamos somando os pontos, até o score final.
Pontuação:
- interesse em veículo – 2x
- solicitação de detalhes sobre o veículo – 2x
- interesse em preço – 2x
- perguntas relacionadas a forma de pagamento – 1x
- interesse em visita – 3x
Exemplo 1: na ligação houve menção a um veículo, preço e forma de pagamento. Contamos pontos para estes 3 critérios. Interesse em veículo vale 2 pontos, interesse em preço vale 2 pontos e forma de pagamento vale 1 ponto. O score, neste caso, seria: 2+2+1 = 5
Exemplo 2: na ligação houve menção a um veículo, perguntas sobre detalhes do veículo e forma de pagamento e o lead demonstrou interesse em visita. Contamos pontos para os 4 critérios. Interesse em veículos vale 2 pontos, interesse sobre detalhes do veículo vale 2 pontos, interesse em forma de pagamento vale 1 ponto e interesse em visita valem 3 pontos. O score, neste caso, seria: 2+2+1+3 = 8